terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tipos de Fogões Existentes no Mercado



Quais são os tipos de fogão existentes no mercado?
Existem diversos tipos de fogões disponíveis no mercado, dentre eles:
  • Fogão de Piso: é o modelo convencional que pode ser colocado em qualquer lugar, sem precisar de instalação. O funcionamento é à gás, tem um forno (ou dois nos modelos mais modernos) e opção de quatro ou seis bocas.



  •  Fogão de Embutir: assim como os convencionais, esse modelo tem forno (um ou dois) e quatro ou seis bocas. Seu diferencial é que pode ser embutido em pias ou armários, ficando suspenso nesses móveis. É importante que possua ventilação tangencial de resfriamento, que impede o aquecimento das paredes e móveis com os quais tenha contato. Facilita a limpeza da cozinha já que não é preciso ficar arrastando-o para limpar o chão e atrás dele, porém não permite que você o mude de lugar, sem passar por reformas.




  •  Fogão de Mesa (Cooktop e Dominó): os modelos cooktop e dominó têm apenas as bocas superiores numa base que pode ser instalada em pias, móveis, mesas, etc. São bonitos, modernos e eficazes. Como estes modelos não têm forno, se o consumidor fizer questão de ter um, é possível adquirir um forno de embutir e combinar os dois no móvel planejado. Desta forma tem-se o mesmo layout de um fogão com forno comum, facilitando o dia a dia.
Os fogões de mesa são ainda divididos nas versões "gás" e "elétricos vitrocerâmicos". Os elétricos vitrocerâmicos estão disponíveis em versões com painel digital ou controle manual, e ainda em modelos com sistema de indução (placas magnéticas) ou radiação (resistências elétricas). Nos cooktops elétricos vitrocerâmicos a limpeza é fácil e rápida, pelo fato de a superfície ser de vidro. Vale ressaltar que este vidro é totalmente resistente contra choques térmicos.
  • Conversão para Operação com Gás Natural (gás encanado): todo fogão a gás fabricado no Brasil vem de fábrica pronto para ser usado com GLP (gás de botijão). Para operação com GN (gás encanado), é necessária uma conversão de responsabilidade do fabricante. Eles arcam com o custo do kit de conversão e da instalação do fogão, mas não com o custo de peças adicionais, tais como mangueiras, registro de gás e adaptadores. O serviço autorizado geralmente é escolhido pelo fabricante, dependendo da localização do cliente. Considere esta questão antes da compra, identificando a oficina autorizada, verificando a disponibilidade do kit de conversão, a demora no agendamento, exigindo de antemão um orçamento com o preços das peças adicionais.
conversaodefogao.blogspot.com no linkto